Pontinhos de Felicidade.


[img: Euny, seus sorriso e ímpeto. arquivo/aline lima]

Sou professora há 11 anos e já lecionei para praticamente todas as faixas etárias. Mas sempre me identifiquei mesmo foi com as crianças. Elas têm uma energia diferente, um olhar diferente, um jeito diferente de receber as coisas.

Na infância, sempre gostei de experimentar e foi assim que descobri minha paixão pelo teatro, pela música, pela dança, enfim, por diversas artes que ousei conhecer. Nunca me profissionalizei em nenhuma delas, mas o meu amadorismo me levou por diversas vezes a vários caminhos e a grandes conquistas.

Sou sócia fundadora da AGUA (Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga) e como sempre, quis fazer todos os cursos que ela oferecia, mas minha idade não permitia muito. Assim, ingressei na ECOS (Escola de Comunicação da Serra) , não como aluna, mas como voluntária. Voluntária para qualquer coisa! Queria saber se estava por lá aprendendo. Sempre me faço presente, conhecendo aquele mundo tão novo e ao mesmo tempo tão fascinante.

O mundo do audio visual me trouxe um forte desejo de criar, produzir, FAZER... Então, fui convidada para coordenar os "trabalhos" do Pontinho de Cultura. Nossa que trabalho mais prazeroso! Eu só tinha que "brincar" com as crianças. Só que era uma brincadeira diferente das que eu brinquei quando criança. Agora "nós" brincamos de fotografia com câmeras reais, gravamos com filmadoras reais (mas sem deixar de experimentar o prazer de filmar com caixas de papel transformadas em filamadoras)... desenhamos, cantamos, pintamos, brincamos de cantigas de rodas do nosso tempo e também do tempo dos nossos avós, sem falar que nós podemos sentar diante de um computador e navegar por lugares que antes só conheciamos atraves dos livros, é isso que as pessoas chamas de inclusão digital!.

No Pontinho fazemos tudo que "dá na telha"... pintamos a cara, riscamos o chão, ouvimos história, e lindas canções... Os voluntários são sempre gente boa. O Vanildo que nos deu uma oficina de ró-roi deixou a cidade bem barulhenta. Todas as crianças foram pra casa levando seu brinquedinho (pensem como foi divertido!). Teve também o Glauber, professor de coral, que nos presenteou com uma manhã de contação de histórias contadas e cantadas... ainda ouço as canções! Sabe quem também veio brincar com a gente! O Sol, é isso mesmo, Sol é o nome do nosso professor de fotografia (estavam pensando que era o astro-rei né?). Bom, ele também é um astro, só que da fotografia. Foi muito divertido, fizemos grandes canudos de papel e através deles íamos capturar as imagens e registrar com desenhos. Não é bem interessante?

Ah... muita gente linda passou por aqui. Cada um de vocês são pontões iluminando os pontinhos que somos nós.
E uma coisa eu garanto: esse pontinho está fervendo de cultura... e de felicidade!

Valeu pessoal, valeu mesmo. As crianças agradecem (e eu mais ainda).
Até a próxima brincadeira!

Por Maria Euny
(((Coordenadora das atividades do Pontinho de Cultura Ecos)))

Comentários

www.acauadasartes.blogspot.com disse…
Olá amigos da ECOS (AGUA)!

Sou fã dos trabalhos de vocês há muito tempo, pois enamorei-me perdidamente por Guaramiranga e desde 1996 não consigo passar um ano sem voltar aí.

Parabéns pelo blog, muito interessante e criativo! Visite o nosso www.acauadasartes.blogspot.com e torne-se um seguidor nosso.

Abraço Nilde, Luciano, Cláudio Amaro, Sol, Juliana, Renata, enfim, a todos os que fazem o sucesso da ECOS!
Luciano Bento
Acauã das Artes

Postagens mais visitadas